Notícias

Instituto Francisco Perez recebe homenagem com reconhecimento ao mérito por atuar na defesa dos direitos das pessoas com TEA

O mês de abril iniciou com grandes alegrias e conquistas para o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI. Na segunda-feira (1º) foi realizada no auditório João Batista, localizado na Assembleia Legislativa do Pará, uma Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial do Autismo que é comemorado desde 2008, no dia 02 de abril. A sessão foi coordenada pelo deputado Fábio Freitas com o apoio da Dra. Nay Barbalho, coordenadora de Políticas para TEAs no estado do Pará

A mesa de abertura foi composta por familiares, representantes e autoridades que se dedicam cotidianamente acerca dos desafios enfrentados pelas pessoas com Transtornos do Espéctro Autista. A programação seguiu com falas senzibilizadoras com o intúito de conscientizar sobre a inclusão e dignidade de pessoas com TEA.

Durante o evento, pessoas e instituições que atuam e dedicam-se na defesa dos direitos das pessoas com TEA foram homenageadas com medalhas e certificados de reconhecimento ao mérito, dentre estas estava o Instituto Francisco Perez, representado pelo Padre João Pilotti. Na platéia havia mais de 200 convidados e o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI marcou presença com seus colaboradores e acolhidos que foram prestigiar a homenagem.

Este reconhecimento nos impulsiona a continuar desenvolvendo um serviço de excelência pautado nos princípios da ciência e dos estudos, com um olhar e cuidado humano, respeitando a singularidade de cada um, favorecendo a inclusão e o respeito a todos. Gratidão aos organizadores do evento e por esta iniciativa, nos sentimos honrados!

Leia mais

Visita do superior geral, padre Massimiliano Parrella e demais irmãos calabrianos ao Abrigo Calabriano

Na manhã do dia 09/08/23 tivemos a grande alegria em receber o superior geral dos Pobres Servos da Divina Providência, Padre Massimiliano Parrella, juntamente com Ir. Gedovar Nazzari (Ecônomo geral), Ir. José Brunelli (Assessoria do Economato Geral em Verona), Padre Jaime Bernardi (Delegado ? Brasil), Ir. Ir. Jacob Tonon (Conselheiro e ecônomo do Conselho Nossa Senhora Aparecida) e o casal Lorenzo e Suzana Spinatto. Eles vieram acompanhados pelo padre João Pilotti, Diretor Operacional e Conselheiro desta unidade.

A acolhida do grupo se deu de forma calorosa com o carimbó e em seguida recebemos a benção do Padre Massimiliano em um momento de espiritualidade. Ao final, um almoço tipocamente paraense foi servido como forma de partilhar nossa cultura e carinho com os visitantes. 
 
Somos gratos a Deus pela presença de cada um e desejamos uma boa missão a todos! Nossa casa estará sempre de braços abertos para recebê-los novamente! 
Leia mais

Visita da Madre Superiora e da delegada na Casa da Criança

No dia de hoje recebemos a visita da Madre Lucia Bressan, Superiora Geral das Pobres Servas da Divina Providência, juntamente com Ir. Glória Dolzani, delegada.

Ambas estavam acompanhadas do nosso diretor operacional, padre João Pilotti e na ocasião puderam conhecer de perto os serviços oferecidos. 

Tanto a madre, quanto a irmã estão passando um período em Marituba para conhecer melhor cada atividade.

Nossa casa se alegra com a presença de vocês. Sempre que puderem, venham nos visitar.

Leia mais

Campanha interna de vacinação

Foi realizada hoje, em parceria com a SESMA (Secretaria de Saúde Municipal), uma campanha interna de vacinação contra gripe e a COVID-19 (bivalente).
A vacinação é uma das medidas mais eficazes no combate à doenças no Brasil.
 
É importante ressaltar que a imunização beneficia não somente quem foi vacinado mas também toda a população. 
Por mais ações como esta! Vidas importam! Vacinas salvam! 
Leia mais

Semana da mulher

A semana da mulher começou com força total por aqui. Hoje foi dia de cuidar da beleza de cada uma das nossas colaboradoras, acolhidas e usuárias. 
 
Em parceria com o Instituto L'Oréal Formação Profissional, uma equipe de alunos e professores proporcionaram um dia dedicado a valorização da beleza da mulher com serviços capilares de corte, lavagem e escova. 
 
Foi um dia muito especial e alegre, porém durante toda semana teremos uma programação repleta de momentos para valorizar a mulher e dar visibilidade às suas conquistas e lutas diárias.
 
Nosso agradecimento à Thatiana Nakashima e toda a sua equipe da L'Oréal por esta parceria que já se estende por dois anos. Todo o carinho e dedicação de vocês às mulheres do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI pode ser vista no compromisso que vocês tem com cada uma. Os resultados deste dia proporcionaram muita satisfação e sorrisos.
 
Nossa gratidão a todos estes alunos e professores mais do que especiais! Abaixo as contas dos perfis do Instagram de cada um para que todos conheçam seus trabalhos. 
@thatiana.nakashima 
@juniolivira
@manuguara
@ligiagamaa
@cabelodamel
@edsonmarqueshairstylist
@vmara96
@institutolorelbelem
@carolleal.2
@gabirandelbeauty
@suzyteixeira_hair 
Leia mais

Visita especial

Recebemos hoje em nossa casa, a dra. Nayara Barbalho, atual coordenadora de políticas públicas para o autismo do Pará, e na ocasião tivemos uma manhã regada de afetos, diálogos e comemorações, pois hoje, dia do seu aniversário, ela esteve conosco, juntamente com sua equipe, para nos fazer uma visita. 

Nossa equipe e os acolhidos preparam um parabéns surpresa com direito a uma benção concedida pelo Padre João Pilotti, diretor operacional deste serviço. A nossa diretora Soraya Guimarães, juntamente com a fisioterapeuta Thairis Dias e a Terapeuta Ocupacional Marcela Cunha fizeram a apresentação de projetos na área da reabilitação infantil que almejamos implementar em nossos serviços futuramente. 
 
Agradecemos infinitamente por sua parceria na luta pela causa das pessoas com deficiência e queremos dizer que adoramos compartilhar este dia tão especial com você. Volte sempre para nos visitar.
Leia mais

Carnaval Calabriano 2023

No dia 17/02 o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI festejou com muita alegria e diversão o carnaval com toda a criançada. A animação tomou conta do local e todos estávamos com muitas saudades de pular um carnaval com segurança. Por dois anos, devido a COVID-19, nossa folia esteve suspensa, mas neste ano ela voltou com força total e nosso baile foi completo. 

A equipe de pedagogia organizou o evento que envolveu todos os setores e a participação tanto dos colaboradores quanto dos acolhidos foi em massa. A programação teve seu início com um esquenta dos foliões seguida da apresentação do "bloco das diferenças" com uma linda coreografia ensaiada pela equipe de monitores e os acolhidos. 
Em seguida houve um desfile de fantasia dos acolhidos, dando destaque ao carro alegórico. Por fim, a festa teve a apresentação dos candidatos a rei ou rainha calabriana. Foram, ao todo 6 participantes que puderam demonstrar ao público e às juradas toda a sua performance.
Logo após a apuração dos votos, tivemos o seguinte resultado: em 5º lugar ficou o enfermeiro Yuri, nosso príncipe calabriano. Em 4º lugar, o monitor Ednelson foi coroado. No 3ª lugar, houve um empate técnico entre duas princesas calabrianas: a Raissa, jovem aprendiz e a técnica de enfermagem Gleyciane. Quem levou o titulo de princesa calabriana em segundo lugar foi a auxiliar de cozinha Jade. Mas todos esperavam pelo primeiro lugar, aquela que levaria o título de Rainha Calabriana 2023 que ficou para nossa monitora Silvia Kelly! 
Com essa alegria queremos agradecer a presença, participação e envolvimento de cada um neste Carnaval Calabriano e desejamos um feliz carnaval com prudência e muita diversão a todos. 

 

Leia mais

Desfile de carnaval do Curro Velho

Neste Sábado (11) alguns de nossos acolhidos puderam participar do desfile de carnaval de rua entitulado "Brincar e Encantar: Preservar a Memória do Nosso Lugar" da Fundação Cultural do Estado do Pará, realizado através de sua Diretoria de Oficinas Culturais e Iniciação Artística, no Curro Velho, um espaço de Cultura da Fundação localizado em Belém do Pará, aberto ao público em geral, que promove políticas públicas de acesso à arte e cultura a todos os cidadãos.
 
Este ano, o carnaval do Curro Velho percorreu as ruas de Belém com nove alas em sua escola de samba levando festa e reunindo muitos foliões por onde passava. Ao todo, contabilizou-se mais de 500 pessoas presentes no evento dentre crianças, jovens e adultos. Nossos acolhidos, juntamente com os demais participantes, tiveram toda a preparação para fazerem bonito na avenida, foram quatro semanas de ensaio repletas de cultura, informações e performaces.
 
Há 32 anos, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho traz samba-enredos voltados ao meio ambiente, cidadania e patrimônio, além de questões sociais. O tema desse ano foi em homenagem às crianças e às brincadeiras de rua. Um tema que se faz extremamente importante nos dias atuais em que pouco se vê o resgate de uma socialização saudável e regada de momentos inesquecíveis.
 
Nossa gratidão a Fundação Curro Velho pela parceria de longos anos com o nosso serviço e pelo grande carinho com os nossos acolhidos. Aproveitamos para parabenizar os envolvidos pelo sucesso do desfile. Somos todos crias do Curro Velho com orgulho!
 

Para conhecer a Fundação, acesse o site do Curro Velho: https://www.fcp.pa.gov.br/

Leia mais

Santa Missa de Natal 2022

Com sentimentos de alegria e gratidão, no dia 21 de dezembro, foi celebrada a Santa Missa de Natal do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI com a participação de todos os acolhidos, de colaboradores e amigos.

A celebração foi presidida pelo padre João Pilotti, procurador do Instituto Francisco Perez e membro do Conselho Operacional da unidade. Foi uma cerimônia repleta de momentos inesquecíveis e um destes, foi quando Padre João, no momento da proclamação do Evangelho, convidou todos os acolhidos para se aproximarem do Presépio para ouvirem a história do nascimento de Jesus. Assim, de forma lúdica e pedagógica, os acolhidos direcionaram toda a atenção e curiosidade para o cenário. 

No momento do ofertório, alguns colaboradores conduziram até o local onde estava montado o presépio, placas com frases que representassem sua profissão fazendo alusão à importância de cada profissional ali dentro exercer seu trabalho como missão.

No pós-comunhão, nossa diretora operacional, Soraya Guimarães, fez uma sensível fala agradecendo a dedicação e empenho de cada colaborador nesta Casa com votos de um Feliz Natal cheio de esperança.

Ao final da Celebração, os acolhidos e seus cuidadores apresentaram uma linda dança com coreografias para a assembléia, como forma de desejar a todos um Natal de fraternidade e união. 

Agradecemos imensamente a Deus pela oportunidade de estarmos juntos por mais um ano e desejamos a todos um Feliz e Santo Natal de amor e paz. Que Jesus faça morada em seu coração! 


"Unidos a Jesus, faremos alguma coisa; sem Ele, nada faremos" (São João Calabria).

 

Leia mais

Visita da imagem peregrina

No dia 13 de setembro,  ao recebermos a imagem peregrina de N.S. de Nazaré, nossa casa encheu-se de glória, luz e gratidão. Nosso espaço ficou repleto de união e fé com momentos de reflexão e agradecimento à Dona da Obra calabriana. Nossos corações renovam-se e enchem-se de amor, são instantes como este, que guardamos como escudo de proteção e força para os dias de adversidade, nossa grande alegria é poder dividir tais momentos com nossos colaboradores e pérolas da obra. 

O momento de celebração, presidido pelo Padre João Pilotti, foi cheio de emoção e fé, a Rainha da Amazônia percorreu todos os cômodos de nossa casa, abençoando os que estavam prestigiando este momento. Gostaríamos de deixar nosso agradecimento à diretoria do círio de Nazaré e aos guardas de N. S. de Nazaré por mais uma ano de parceria. Nossa fé se renova, e o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI se enche de luz.

 

Leia mais

festa junina e encerramento do semestre

Como forma de celebrar cuidadosamente os festejos juninos, este ano, foi tomada a decição de ainda não ser feita uma ampla comemoração (como nos anos anteriores a pandemia) com a interação entre URE-REI e Abrigo Especial Calabriano. Sabemos que os casos de COVID no Pará ainda estão altos e que nosso público é considerado de alto risco, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. 

Mas para não deixar esta data passar a equipe de terapeutas da URE-REI juntamente com a direção, proporcionaram uma semana de brincadeiras juninas durante as terapias, deixando este momento temático e ao final as crianças usuárias do serviço recebiam deliciosos brindes. Já no Abrigo Calabriano, a animação ocorreu no dia 01º de julho e ficou por conta da equipe de pedagogia envolvendo os demais setores por meio da quadrila junina entre os acolhidos e os cuidadores apenas. Ao final das danças apresentadas tivemos o concurso de Miss nas cinco categorias: Miss Simpatia (Tecnica de enfermagem Nazinha), Miss Caipira (Leia dos Seviços Gerais), Miss Cheirosa (Monitora Raquel), Miss Boneca (Aprendiz Raissa) e a grande vencedora Miss Calabriana (Monitora Kátia)

Nossa gratidão ao Conselho Operacional da Casa da Criança e a todos os setores envolvidos. Que São João Calabria continue intercedendo por esta nossa linda missão!

Leia mais

Reunião com os responsáveis dos usuários atendidos pela URE-REI

Após dois anos de pandemia, tivemos a oportunidade de realizar  a reunião com os responsáveis das crianças que frequentam a URE-REI. 
Com os cuidados que ainda são requeridos pelo Ministério da Saúde em relação a COVID-19, a reunião foi realizada na recepção da Unidade no dia 09 de junho com o propósito de repassar aos responsáveis todos os informes em relação aos atendimentos proporcionados. 
A diretora administrativa do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI, Soraya Guimarães, conduziu a reunião favorecendo o diálogo com os usuários por meio de momentos de votações sobre a continuidade do uso das máscaras e a escuta destes sobre os serviço prestados pela URE-REI. 
Este momento foi de suma importância e construtivo para que possamos continuar ofertando um trabalho de qualidade, mantendo o bom vínculo terapêutico entre a equipe técnica e os beneficiários por meio de um espaço acolhedor a todos os usuários e seus familiares.
Com sentimento de gratidão por este momento e pela presença de todos que estiveram na reunião, reforçamos a importância destas reuniões para alinhar assuntos pertinentes à nossa rotina.
Leia mais

Coroação de Nossa Senhora de Nazaré

No dia 31 de maio festejamos a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel. Para nós cristãos, esse gesto é algo importante, uma simbologia de profunda grandeza e sensibilidade da Virgem Maria pela necessidade do outro. Maria Isabel representa todos os cristão e pessoas do mundo que tenham suas necessidades e recebem a visita e acolhida de Nossa Senhora. É a acolhida do Nosso Senhor que, já no ventre, fez João Batista pular de alegria. Isso é percebido por nós como grande sinal que a Virgem Maria é aquela que nos aproxima do próprio Cristo. Maria é mãe do Salvador e nossa mãe. Ela é consagrada a rainha, que veio para lutar e vencer contra o dragão. Ela é a rainha do céu e da Terra. Se o mundo estabelece rainha e rei, Jesus que deu o título de rainha a Maria.
Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a Igreja a reconhece como "Rainha", mesmo na simplicidade de sua figura, porque é Mãe de Cristo, o Rei. Ademais, esta tradição a respeito da realeza de Nossa Senhora tem suas raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras.
 
Agradecemos, de coração, ao grupo Missão Magnificant que nos prestigiou com a visita da imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora. Que Deus abençoe a todos e que Maria os guarde sob seu manto sagrado
Leia mais

Benção do novo veículo da Casa da Criança

A manhã de hoje começou com muitas benção por intercessão de São João Calabria, pois chegou até a nossa unidade, nosso mais novo veículo adiquirido: um carro do modelo Doblò 2022 para conduzir nossos acolhidos nas diversas atividades que eles participam.

Para receber o veículo, nossa equipe, juntamente com o Diretor Operacional Padre João e a diretora administrativa da Casa da Criança, Soraya, fizeram um momento com o rito das bençãos com a participação de alguns acolhidos.

Nossa gratidão a providência por abrir tantos caminhos possibilitando essa aquisição e ao padre João que, incansavelmente, buscou o melhor veículo para atender as necessidades das nossas pérolas. 

View the embedded image gallery online at:
https://abrigoespecialcalabriano.org.br/noticias#sigProId4dac33dafd

Cãozinho Alecrim anima a tarde do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI

No dia 25 de março recebemos a visita mais que especial do cãozinho Alecrim que encheu nossa tarde de diversão e alegria. 

Nossos acolhidos, juntamente com as crianças atendidas pela URE-REI, puderam brincar e interagiram com o Alecrim por meio de comandos para o cãozinho levar a patinha até a mão das crianças, cumprimentando-os com um ?High Five?, que simboliza a amizade e parceria. 

Todos ficaram bem animadas e este tipo de recreações proporciona bem-estar, além de contribuir com a saúde emocional e física dos pequenos.  

Alecrim esteve na companhia da médica veterinária, Marina Coutinho, 2º Tenente, que integra o Batalhão de Ação com Cães (BAC) e de mais três integrantes da Polícia Militar do Pará. 

Nossa gratidão a Policia Militar por nos proporcionar uma tarde tão animada e cheia de alegria. Alecrim, você trouxe sorrisos para todos nós, esperamos te reencontrar um dia!

View the embedded image gallery online at:
https://abrigoespecialcalabriano.org.br/noticias#sigProId4b8bcef819

 

 

Criando no Abrigo - Atividade com vulcão

Os dias têm sido de muita criatividade e aprendizado para nossas pérolas da Obra. Eles puderam descobrir como ocorre a erupção de um vulcão por meio de uma atividade desenvolvida no Abrigo com a voluntária Priscila Lima que despertou nos acolhidos muita curiosidade e alegria ao verem seus vulcôes entrando em erupção. 

Atividades lúdicas assim despertam as emoções, criatividade, desenvolvem novos conceitos e além de outros diversos benefícios que irão favorecere a interação entre os acolhidos e seus cuidadores. Nossa imensa gratidão a Priscila por este momento!

Leia mais

Dia Internacional da Mulher é lembrando com homenagens e música ao vivo

No dia 08 de março o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI ficou mais florido em uma linda homenagem ao dia das mulheres. A equipe de colaboradores preparou uma emocionante e valiosa homenagem a todas as mulheres que trabalham no local e para aquelas que vem trazer suas crianças para atendimento ambulatorial. 

O evento foi iniciado com momento de espiritualidade com apresentação de um vídeo encaminhado pelo Padre João Pilotti (Diretor Operacional do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI) para todas as mulheres, seguida de uma fala da nossa diretora administrativa, Soraya Guimarães. Logo após, foi servido um delicioso lanche com música ao vivo enquanto todas se confraternizavam. Por conta da pandemia, o momento ocorreu em duas ocasiões: uma na URE e outra no Abrigo. 

Celebrar este dia é (re)lembrar que devemos ter direitos igual garantidos e respeito. Parabéns a todas as mulheres que trabalham neste local e a todas aquelas que trazem suas crianças para o atendimento na URE-REI, que juntas as mulheres possam construir, cada vez mais, um mundo onde sejam socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres!

Leia mais

Paralimpíadas escolares 2021

O Estado do Pará teve destaque nas Paralimpíadas Escolares 2021, disputada na cidade de São Paulo. Um dos nossos acolhidos, L.R.S, 16 anos ganhou duas medalhas de bronze na modalidade Tenis de mesa (individual e em dupla) como atleta da ACEAB. 

O evento durou quatro dias e é considerado o maior do mundo para crianças e jovens com deficiência. Ao todo, participaram 902 atletas de 25 unidades estudantis espalhadas pelo Brasil competindo entre as 13 modalidades do projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Nosso campeão treina desde 2017 e já disputou outros campeonatos, ganhando medalhas nesta mesma modalidade. Para L.R.S participar deste evento foi uma ótima experiência "porque pude conhecer várias pessoas de outros lugares e ainda trouxe medalha para o meu Estado". 

Agradecemos aos técnicos da Tuna Luso Brasileira, em particular a técnica Cláudia Batista Campos, pelo amor e incentivo ao nosso atleta para participar deste evento, ao nosso campeão e seu staff Valdenilson Monteiro pela dedicação e empenho  e a toda equipe do Abrigo Especial Calabriano por acreditar que as limitações não se tornam barreiras quando acreditamos em um sonho.

Leia mais

Depoimentos, 15 anos de Abrigo

No dia 04 de Agosto, O Abrigo Especial Calabriano URE-REI completa 15 de anos de vida. Nos meses que antecedem essa festividade, nossos amigos e colaboradores estão mandando seus depoimentos sobre a instituição. O primeiro a deixar sua mensagem, é o irmão  Aires (religioso Pobre Servo da Divina Providência e Diretor Operacional do Abrigo Especial Calabriano). 

 

 

Leia mais

Doação de cestas básicas

 E o mês de maio terminou recheado de carinho! Recebemos, por meio da empresa Hidrosan, a doação de 15 cestas básicas que foram destinadas aos familiares das crianças atendidas no ambulatório da URE-REI. O setor de serviço social direcionou as cestas às familias mais carentes e em situacão de vunerabilidade econômica que se agravou com a pandemia.

Agradecemos a Hidrosan pelo gesto! Que São João Calabria e Nossa Senhora de Nazaré intercedam por todos os envolvidos.

 

"ficam sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas"

 

Leia mais

Cultivando amor

E para deixar o Abrigo Especial Calabriano ainda mais encantador, nossas pérolas da Obra estiveram essa semana ajudando no plantio e cultivo de áreas de jardim pelo espaço e plantaram diversas espécies de plantas como liriopes, mini espadas, vincas, moreias e dianelas com o auxílio da equipe de jardinagem de uma empresa.

Cuidar da nossa casa é um ato de amor com cada cantinho deste lugar de Deus!

Leia mais

Coroação de Nossa Senhora

No dia 31 de maio os católicos festejam a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel e para nós, cristãos, esse gesto tem uma simbologia de profunda grandeza e sensibilidade da Virgem Maria pela necessidade do outro. Maria é a escolhida por Nosso Senhor como aquela que concebeu a salvação e isso é percebido por nós como grande sinal de que a Virgem Maria é aquela que nos aproxima do próprio Cristo. A festa da visitação foi instituída no século VII pelos Franciscanos e começou a celebrar essa ação de Maria como uma profunda solenidade. Neste dia, também tradicionalmente, coroa-se Nossa Senhora. Ela é a rainha do céu e da Terra, sendo assim o ato de coroar Nossa Senhora, é demonstrar que a Igreja a reconhece como Rainha, mesmo na simplicidade de sua figura, porque é Mãe de Cristo, o Rei. Esta tradição a respeito da realeza de Nossa Senhora tem suas raízes mais profundas na Sagrada Escritura.

Pe. Calábria, fundador da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, teve Maria como a Dona da Obra, a Mãe Imaculada. Em toda a sua vida cultivou, e em suas cartas recomendava aos seus irmãos, muitas manifestações de culto e devoção filial a Maria.

E unidos a este pensamento, devoção e tradição, o Abrigo Especial Calabriano reuniu seus acolhidos, as Pérolas da Obra, e os colaboradores para coroar a imagem de Maria e alcançar, por sua intercessão, o Reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos. Os acolhidos foram os grandes protagonistas prestando homenagens a Nossa Senhora com a oferta de 15 rosas que representam cada ano da nossa Casa sempre na certeza que a Divina Providência atua neste lugar. Logo após dois acolhidos se dirigiram até a imagem para envolvê-la com o manto e coroá-la como gesto de gratidão a intercessão de Maria, nossa mãe e rainha por estes 15 anos que estão por vir.

Confira abaixo um pouco da nossa celebração.

Leia mais

Intercâmbio Brasil-Itália

Desde 2020 vem acontecendo estudos para o intercâmbio de pesquisa entre Brasil e Itália sobre pessoas com deficiência. Esta parceria se dá entre a Delegação Européia São João Calabria e a Delegação do Brasil. Desde então, as unidades participantes do Intercâmbio vem fazendo visitas teleguiadas para apresentar seus trabalhos, cujo objetivo é realizar trocas de experiências e o aprimoramento de atividades desenvolvidas para pessoas com deficiência nos espaços institucionais. Nesta semana, a visita teleguiada foi promovida pelo abrigo Especial Calabriano. Nossa gratidão e satisfação em participar desse momento.

Leia mais

Bordado como terapia

Em tempos de pandemia, nossas crianças estão desenvolvendo atividades terapêuticas que andam ajudando bastante em seu bem estar. O passatempo escolhido da vez foi o bordado, essa técnica que exercita a criatividade, estimula a concentração e a paciência.Ressaltamos que utilizar os mais diversos recursos de arte, ajudam numa qualidade de vida melhor cheia de percepções e sentimentos.

Gratidão às nossas colaboradoras que conduziram a atividade de forma segura, divertida e acolhedora.

Leia mais

Presentes para os acolhidos

Nesta semana os acolhidos do Abrigo foram agraciados com lindos armários personalizados para guardarem seus pertences. Em cada rostinho estava estampada a alegria em fazer parte desse processo e a gratidão em serem presenteados. Para deixar ainda mais a carinha deles, nosso educador Marcelo (e artista) aprimorou os pertences deles e organizamos uma grande surpresa.

Este momento é de grande importância para eles, pois o significado de ter algo seu, onde eles possam guardar seus pertences vai além da questão material (de ser um móvel), mas também tem um cunho emocional e além de podermos trabalhar com eles sobre seus pertences e os cuidados com os mesmos. 

Nossos agradecimentos ao trabalho de toda a equipe!

Leia mais

Atividades Internas

Devido o momento atípico ao qual nos encontramos, os acolhidos tiveram suas rotinas totalmente modificadas, passando a desenvolver suas atividades dentro da instituição, com aulas remotas e outros momentos que pudessem trazer recreação e animação para os acolhidos. Estamos vivendo um tempo pandêmico, mas o Abrigo Especial Calabriano URE/REI, ressalta a importância de momentos como esse para integração, aprendizado, desenvolvimento e descontração entre eles. 

Leia mais

Vacinação contra a Covid-19

Seguindo o cronograma de imunização municipal, as crianças acolhidas estão vacinando pouco a pouco conforme as vacinas estão chegando. A meta é imunizar todas as crianças portadoras de deficiência com as vacinas fornecidas pelo município e aplicadas na APAE. É válido ressaltar sobre a importância da vacina, pois ela reduz o número de pessoas com sintomas e internações, além de ser a principal forma de combate ao Covid-19. Cuide-se!

Leia mais

Celebração ao dia do Técnico de Enfermagem

Dedicação, empenho e amor... Essas palavras nos remetem o valor que os Técnicos de Enfermagem tem para a sociedadde. Hoje, 20 de maio, o Abrigo Especial Calabriano tem a honra de homenagear essa profissão que está atuando em linha de frente aos que necessitam dos seus cuidados. Aqui fica o nosso muito obrigado aos Técnicos Colaboradores por sua entrega e competência..

"A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas"

(São João Calábria)

 

Leia mais

Celebração ao dia do Assistente Social

O Dia do/a Assistente Social nos faz recordar a importância de valorizar o trabalho da categoria e de dialogar com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.
 
No contexto da pandemia, de luta pela saúde pública e políticas sociais, é fundamental dar visibilidade ao trabalho de assistentes sociais em vários âmbitos, pois eles conhecem de perto as necessidades da população e o território em que as pessoas vivem.
Hoje temos muitos motivos para fazermos uma singela homenagem as assistentes sociais atuantes no Abrigo Especial Calabriano - URE/REI: Vanessa, Soraya e Denise, parabéns!!
Leia mais

XVII Encontro de Gestores Calabrianos

Nesta semana, nos dias 19 e 20 de Maio, está acontecendo o XVII Encontro de Gestores Calabrianos e, excepcionalmente esse ano, as reuniões estão acontecendo em modalidade 100% virtual, em razão do período pandêmico em que nos encontramos.

Otema a ser abordado é: " Missão e Inovação: O pós-pandemia e as novas práticas na Organização Calabriana". Para além de informar, esse encontro vai proporcionar momentos de interação espiritual/animação e fraternidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

 

 

Leia mais

Dia mundial do(a) Enfermeiro(a)

No último dia 12 de maio, foi celebrado no mundo inteiro o dia do(a) enfermeiro(a). O Abrigo Especial Calabriano tem a honra de homenagear esses profissionais que atuam incansavelmente em prol da saúde e bem estar do seu próximo. A dedicação e o carinho pela vida humana, fazem de você, querido(a) profissional colaborador(a) o nosso homenageado do dia.

Leia mais

celebração ao dia de Nossa senhora de Fátima.

 

No último dia 13 de maio, foi comemorado o dia de Nossa Senhora de Fátima. Ao olhar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, nos damos conta de todo o seu amor e devoção, a sua presença é uma mensagem divina para o mundo inteiro. O Abrigo Especial Calabriano tem a honra de homenagear essa fé autêntica que nos aproxima de Jesus e transborda amor em nossos corações.

 

Maria nos toma em seus braços e nos conduz para dentro da vida, ao encontro de seu Filho Jesus. Ela é a estrela que mais brilha no céu. Seu brilho não pode ofuscar-se entre nós. Ela é Mãe e está sempre pronta para nos acolher e nos conduzir a Jesus.

                                                                                                                                                                                              Padre Ferdinando Mancílio.

Leia mais

edição Gincana Calabriana 2020

Com o objetivo de promover a interação entre os colaboradores e acolhidos, estimular o conhecimento sobre a vida de São João Calábria e cultivar a vivência do carisma calabriano, realizamos durante o mês de Outubro a 2° edição da Gincana Calabriana. Foram duas semanas repletas de atividades voltadas para o cultivo da fé, solidariedade. fraternidade e complacência que envolve toda a mística do carisma calabriano. Agradecemos pela oportunidade e pelo aprendizado que juntos construímos.

Leia mais

Novena em preparação à festa de São João Calábria 2020

Iniciamos no dia 29 de Setembro a Novena a São João Calábria. Tempo de reflexão, oração e fé. Nossa casa utiliza este momento para estimular a união ao celebrarmos este período tão importante para a congregação. Damos seguimento a Novena em preparação à festa de São João Calábria, queremos viver esse momento em comunhão, rezando pelos Capítulos Gerais, pela Família Calabriana no mundo e por toda a humanidade.

Leia mais

Círio 2020 - Atividades AEC

O ano de 2020 com certeza está sendo característico, ano que distanciou, mas uniu, ano de perdas, mas ano de glória, afinal, estamos vencendo, estamos passando pelas provações e seguindo, passo a passo, ao momento que estaremos todos juntos novamente.

No dia 06 de Agosto, recebemos o pronunciamento oficial de que o círio de Nazaré foi cancelado, mas em nossos corações, a manifestação de fé não tem como passar em branco, ou ser somente adiada. Hoje a certeza de que a fé desconhece a distância, se confirma em nossos corações, e com o propósito de sustentar e declarar nossa fé e união, o Abrigo Especial Calabriano continuará com as programações do Círio. Afinal, é Círio outra vez! Momento de alegria, confraternização, reflexão e fé. A devoção por Nossa Senhora de Nazaré é renovada outra vez e vai muito além das circunstâncias. Esse é o sentimento que motiva nossa casa a homenagear a padroeira dos paraenses. 

Leia mais

Visita da Imagem Peregrina de N.S de Nazaré ao AEC 2020

No dia 22/09,  ao recebermos a imagem peregrina de N.S. de Nazaré, nossa casa encheu-se de glória, luz e gratidão, lugar de união e fé, momento de reflexão e agradecimento à Dona da Obra calabriana. Nossos corações renovam-se e enchem-se de amor, são instantes como este, que guardamos como escudo de proteção e força para os dias de adversidade, nossa grande alegria é poder dividir tais momentos com nossos colaboradores e pérolas da obra. 

Leia mais

TOUR PELA CIDADE

Nos dois últimos finais de semana nossas crianças conheceram um pouco mais sobre nossa cidade, com o projeto Tour Pela Cidade: Conhecendo Belém, montamos um itinerário por diversos pontos turísticos, durante o passeio é comentado a história de cada lugar através de um vídeo com várias imagens, o projeto tem trazido conhecimento da cultura e do imaginário popular que envolve a cidade de Belém, é incrível como todos se interessaram por cada história contada e cada lugar que conheceram. É importante falar que durante os passeios as crianças observam os lugares visitados dentro da van, foi a forma que encontramos de tomar todas as medidas necessárias de prevenção ao covid-19 durante os passeios, que deverão acontecer até o final do mês de julho.

Leia mais

Retorno das atividades presenciais URE-REI

Com grande alegria comunicamos aos nossos, que hoje retornamos com os atendimentos presenciais realizados na URE-REI, tomando todos os cuidados necessários para mantermos a saúde de nossos usuários e colaboradores.
Estamos certos de que juntos, venceremos o maior dos obstáculos que está sendo imposto: zelar pela vida de todos, e principalmente dos que são grupo de risco.

Dia das Mulheres 2020

O Abrigo Especial Calabriano e URE-REI comemorou hoje no dia 09 de março, o dia da mulher. O evento teve como principal foco estimular a auto-estema e o empoderamento feminino. Disponibilizamos em nosso espaço corte de cabelo, escova, chapinha e maquiagem. Tivemos a apresentação da Digital Influêncer Ariane Lima falando sobre auto-estima e empoderamento feminino, logo após contamos com a presença da Aromaterapeuta Concita Baia, apresentando um Workshop sobre óleos essenciais e bases para a prática da aromaterapia, aula de Fitdance com a instrutora Ariane Maia, distribuímos diversos brindes para as mães e colaboradoras. Somos gratos por este dia, e frisamos que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!

Leia mais

Carnaval Inclusivo 2020

No dia 21 de Fevereiro o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI comemorou o seu evento de Carnaval totalmente inclusivo! Organizamos tais eventos por saber da importância da socialização no processo de inclusão e reabilitação de nossas crianças! O evento foi marcado pela visita da escola de samba Grande Família e pela entrega de faixas para as crianças mais animadas da festa! Organizamos um camarim para que todos estivessem fantasiados, e foi diversão garantida! 
 
Agradecemos aos parceiros da Grande Família por abrilhantarem nossa festa, e também o agradecimento todo especial para a empresa Égua do Bolo que garantiu um lanche delicioso para repor as energias! 
Leia mais

Gincana Calabriana 2020

Com o objetivo de promover a integração entre os colaboradores e acolhidos, estimular o conhecimento sobre a vida de São João Calábria e cultivar a vivência do carisma Calabriano, demos inicio no dia 06 de Janeiro de 2020, a Gincana Calabriana. Foram formados dois grupos, incluindo todos os colaboradores e acolhidos. No primeiro momento, as equipes nomearam suas respectivas equipes, escolheram um símbolo e um grito Calabriano, sempre levando em consideração o carisma e a identidade de ambos! 

Leia mais

NATAL 2019

Nossa casa teve o prazer de comemorar no ultimo dia 11 de Dezembro a Festa de Natal 2019! Contamos com a presença da Comunidade Católica Cristo Alegria, e Padre Cezar para realizarmos um momento todo especial de agradecimento a Deus, agradecê-lo pelas bençãos alcançadas, e por ter cuidado de nós tão intimamente!

Leia mais

X PARALIMPÍADAS ESCOLARES

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. E foi com grande alegria que nosso acolhido Lucas,14 anos, participou deste evento e voltou para casa trazendo a medalha de prata conquistada na modalidade tênis de mesa. Fruto de muita dedicação e persistência! Parabéns, Lucas! Você é nosso campeão!

Leia mais

ABRIGO ESPECIAL CALABRIANO PARTICIPA DO XII CBPD

O Abrigo especial calabriano teve a satisfação de participar do XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento (VII CBPD), realizado no campos da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis/SC, que calhou com a I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento.

Leia mais

VII FESTIVAL DE DANÇA CALABRIANO

No dia 1 de Novembro o Abrigo Especial Calabriano participou com alegria do VII festival de Dança Calabriano. O tema este ano foi o mesmo abordado pelo XII Capítulo Geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência: "A profecia da Comunhão" e o Lema: "Nisto saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,35).

Em união com nossos voluntários e colaboradores organizamos uma apresentação especial com a música do filme Meu Irmão Urso, Bem vindo!

Agradecemos ao apoio e dedicação de cada colaborador e voluntário que dedicou parte de seu tempo para que pudéssemos apresentar da melhor forma o que foi proposto, levando nossa mensagem de comunhão e igualdade para todos os presentes!

Agradecemos ao CESM por organizar com todo cuidado este evento que sempre nos dá alicerces para estreitar ainda mais os vínculos, agradecemos por sempre nos acolhe com todo carinho!

Leia mais

Festa de Dia das Crianças AEC e URE-REI

O dia 18 de Outubro foi de brincadeiras e muita diversão no Clube dos Advogados. A festa de dia das crianças do Abrigo Especial Calabriano e URE-REI começou as 09:00 horas e foi até 16:00. Gincanas , danças, distribuição de brindes e brinquedos, pintura corporal, banho de piscina, almoço e lanche também fizeram parte da programação.

Leia mais

Visita da imagem peregrina de N.S. de Nazaré 2019

O Abrigo Especial Calabriano recebeu com amor e gratidão a visita da imagem peregrina de N. S. de Nazaré, em um momento de comunhão, numa singela procissão de nossos acolhidos, usuários, acompanhantes e colaboradores. O momento de celebração foi cheio de emoção e fé, a Rainha da Amazônia percorreu todos os cômodos de nossa casa, abençoando os que estavam prestigiando este momento. Gostaríamos de deixar nosso agradecimento aos guardas de N. S. de Nazaré, ao Padre Ricardo Ferreira Silva e a comunidade Cristo Alegria. Nossa fé se renova, e o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI se enche de luz.

Leia mais

ENCONTROS DE CONVIVÊNCIA - SETEMBRO 2019

Realizamos no Abrigo Especial Calabriano/URE-REI no mês de Setembro o encontro de convivência, que teve como tema: "Nosso Jeito de ser e de viver: elementos que caracterizam o jeito Calabriano de ser e de viver". O Encontro de Convivência tem o objetivo de oferecer espaço de partilha, acolhida e espiritualidade Calabriana aos colaboradores das unidades possibilitando o diálogo e a reflexão sobre o jeito de ser e de viver segundo a espiritualidade calabriana, promovendo o crescimento pessoal e profissional e o conhecimento do Carisma. 

Leia mais

I Encontro Paraense de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

O Abrigo Especial Calabriano / URE-REI teve o prazer de participar no dia 20 de Setembro de um evento super importante. O Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Acessar/Ufra), a ONG Amora, a Associação de Apoio e Orientação aos Pais de Autistas (GAOPA de Barcarena), a Coordenadoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Pará (COACESS/UFPA), LUCAS HQ e Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência OAB PA, promoveram o "I Encontro Paraense de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência". O evento teve como objetivo conscientizar e debater sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Leia mais

Missa Em Ação de Graças Pelos 13 Anos do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI

 

No dia 21 de Agosto comemoramos o aniversário de 13 anos da nossa casa, em um momento muito especial reunimos nossos colaboradores, acolhidos e voluntários para a celebração da missa em ação de graças! Escolhemos o Tema: Providência: "De pequena fez-se grande, por causa dos pequenos." inspirado na Letra "É assim que Deus existe" do Grupo Quaerite!

A jornada apoiada pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará: SESPA e por cada um de vocês, tem entre seus objetivos solidificar relações fraternas e solidárias, promovendo dessa forma uma troca de experiências, contribuindo para que o serviço de excelência prestado pela nossa instituição seja de todas as formas, e acima de tudo, humanizado! Estamos certos de que cada um teve um papel de extrema importância durante estes 13 anos, por isso, só nos resta agradecer a Deus e a todos os que apóiam verdadeiramente nosso trabalho!

Nós cremos na semente que tem sido plantada, e sabemos que Deus ama e cuida de cada pérola desta obra!

 

Leia mais

Auditores E Ecônomo Da Congregação Visitam o Abrigo Especial Calabriano

O Abrigo Especial Calabriano teve o prazer de receber para uma visita muito especial no dia 12 de Julho, os auditores da congregação Podres Servos da divina providencia, Michele Pasetto e Lorenzo Spinnato juntamente com o ecônomo da congregação, Pe. Adelmo Cagliari! A nossa casa sempre se alegra com a visita de vocês, sejam sempre bem vindos!

Leia mais

FÉRIAS CALABRIANAS

Mês de julho começou e com ele as férias escolares de nossas crianças! Nessas duas primeiras semanas do mês, já tivemos diversas programações que incluíram momentos muito especiais de comunhão e alegria entre as crianças e colaboradores da casa, nossa equipe técnica esteve programando atividades recreativas e educativas para o mês de julho, é importante para todos nós mantermos a saúde física e mental das crianças, e preencher o tempo com atividades saudáveis! Durante esta primeira semana tivemos o passeio à praça Brasil, com direito a diversas brincadeiras e lanchinho saudável, também fomos a um dos pontos turísticos mais lindos de nossa cidade, o Portal da Amazônia, tivemos sessão de cinema do Cirque du Soleil apresentando o espetáculo Alegria, entre outras programações que ocorrerão ainda este mês!

Leia mais

Arraial Calabriano 2019

O Abrigo Especial Calabriano comemorou seu Arraial Calabriano nessa segunda-feira dia 24 de junho no Dia de São João Batista. Gostariamos de agradecer a todos os que prestigiaram nosso Arraial, é gratificante ver a alegria de vocês, principalmente de nossas crianças!

Agradecemos de corações à todas as colaborações, sempre que organizamos esses eventos contamos com a ajuda de várias pessoas nos bastidores, inclusive da equipe de voluntariado, sem vocês o nosso Arraial Calabriano não seria possível!

Esse foi um "Arraiar dus baum" tivemos apresentações de Quadrilha e Carimbó, Música ao vivo, váaaarias brincadeiras, e olha só, teve até pula-pula!! Fora o lanchinho para repor as energias, que inclusive estava super delicioso!

Leia mais

Faça Bonito - 18 De Maio

Projeto adotando atitudes disponibilizou no Abrigo Especial Calabriano/ URE-REI material sobre 18 de Maio, Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual  contra crianças e adolescentes. Entendemos a importância de informar sobre o assunto, visto que a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prática que infelizmente ainda acontece em todo o Brasil. O país precisa enfrentar e superar essa grave situação, e para isso acontecer, é preciso conhecer muito bem o assunto. 

Leia mais

Santa Missa de Páscoa do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI

É Páscoa, o amor venceu! Cristo, verdadeiramente, ressuscitou! E para celebrar com propriedade a Páscoa do Senhor, convidamos todos os nosso acolhidos, colaboradores, voluntários, amigos e usuários para a Santa Missa de Páscoa que foi realizada no dia 26/04 no salão do Abrigo Especial Calabriano.

Leia mais

Bombeiros Podam Árvores no AEC

Na manhã desta Segunda-Feira (22), o Corpo de Bombeiros compareceu ao Abrigo Especial Calabriano para podar a árvore centenária que faz parte de nossa casa! No total foram duas mangueiras podadas, tal ato se fez necessário, pois as mesmas estavam sofrendo com erva-de-passarinho, suas folhas e frutos não tinham o mesmo sabor de antes, temos esperança que com esta ação as mesmas ganhem vida novamente!

Leia mais

Boas Vindas Calabrianas

É com grande alegria que o Abrigo Especial Calabriano realiza mais um momento de integração! Como parte muito valiosa do processo de contratação de novos colaboradores, este é o momento em que apresentamos a história do Instituto Pobres Servos da Divina Providênvia, os projetos existentes no Abrigo Especial Calabriano e na Ure-Rei, bem como os símbolos Calabrianos. Este momento para nós é de fundamental importância, e entendemos que ele deve ser experienciado de forma acolhedora e Calabriana de ser.

Leia mais

CELEBRAÇÃO DOMINGO DE RAMOS

Convidamos você e sua família para participarem da procissão do Domingo de Ramos. Participem desse momento de fé e vamos iniciar a semana santa com muita devoção e gratidão. Esperamos você!

Leia mais

CAMPANHAS MÊS DE MARÇO

O final do mês de Março e Inicio de mês de Abril é marcado por duas datas muito importantes, O Dia Internacional da Sindrome de Down (21/03) e O Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04). O Abrigo Especial Calabriano teve o prazer de participar dos momentos que envolvem essas duas datas de suma importância! Lutamos pela igualdade, seguimos acreditando que o aqui e o agora continuam sendo o ideal momento para realizarmos revoluções e lutarmos pelos direitos! Somos imensamente felizes por poder participar de forma significativa e singela ao mesmo tempo de todos os movimentos políticos e socais das Pessoas com Deficiência! Nossa meta é perpetuar toda essa afluência de respeito, amor e igualdade que os movimentos têm como principal pilar!  Seguimos pela promoção da cidadania de qualquer indivíduo!

Leia mais
Material doado

Doação Dra. Patrícia Faro

O Abrigo Especial Calabriano só tem a agradecer pelas parcerias consolidadas no ano de 2018 e 2019! Foi através de uma dessas parcerias que recebemos a doação de materiais para os atendimentos realizados pelo nosso corpo técnico!

A Dra Patrícia Faro (Fonoaudiologa) realizou a doação de vários recursos que impulsionam e estimulam a Motricidade Orofacial!

Nosso muito obrigado à Dr. Patrícia!

 

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2019

Hoje, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Abrigo Especial Calabriano preparou uma manhã super especial para as mães e colaboradoras! Tivemos o prazer de proporcionar limpeza de pele, corte de cabelo, escova e chapinha, momento de relaxamento e o sorteio de vários brindes. Agradecemos aos parceiros que tornaram esse momento possível: Forte Papelaria que fez a doação de brindes para o sorteio, Ótica Solaris que realizou a doação de um lindo óculos para sorteio, a Danielle Rosa Diretora de Vendas da Mary Kay que esteve presente realizando limpeza de pele, e ao nosso colaborador Ronaldo que realizou os cortes de cabelo, escova e chapinha!  

Leia mais

CARNAVAL 2019

O Abrigo Especial Calabriano/URE-REI comemorou no dia 22 de Fevereiro o seu bloquinho de carnaval. Com o apoio da Fundação Cultural do Estado do Pará, tivemos o prazer de receber a bateria Crias do Curro Velho, que animou nossas crianças com várias machinhas de carnaval. Neste ano, a programação do Carnaval da Família Calabriana  foi  bastante divertida e contou com pintura facial para todas as crianças presentes! Um momento de distração e alegria para todos!

Leia mais

RIFA SOLIDÁRIA

O Abrigo Especial Calabriano/URE-REI teve o prazer de realizar no último dia 08 o sorteio da Rifa Solidária! Sorteamos uma linda Bicicleta para nossos colaboradores do Abrigo Especial calabriano/URE-REI e pacientes da URE-REI. Tivemos como vencedora do sorteio a nossa Fisioterapeuta Thairis Dias! Agradecemos a todos os que participaram conosco! Foram mais de 100 números vendidos em 1 mês e o dinheiro será utilizado para ajudar um de nossos colaboradores!

Leia mais

DOAÇÃO DE MATERIAIS

O Abrigo Especial Calabriano/URE-REI recebeu doação de brinquedos educativos enviados pela Fonoaudióloga Renata Donatela. Os brinquedos têm como objetivo auxiliar no processo de reabilitação das crianças atendidas na URE-REI e no Abrigo Especial Calabriano! Expressamos por intermédio deste o nosso sincero agradecimento, e reforçamos o quanto é de suma importância parcerias como esta para o enriquecimento de nossos atendimentos e o desenvolvimento das crianças!

Leia mais

DOAÇÃO MATERIAIS PARA BRINCAR

O Abrigo Especial Calabriano recebeu no dia 07 de Fevereiro doações de brinquedos educativos enviados Pela empresa Materiais Para Brincar! A empresa produz brinquedos com materiais não-estruturados que unem o aprendizado com a manipulação de objetos, estimulando a coordenação motora fina. Todos os materiais são pensados para o desenvolvimento infantil, e facilitam o ensino de crianças com TEA, Deficit de Atenção, Hiperatividade e afins. Brinquedos  não-estruturados são feitos de materiais simples como palitos, pom pons, pregadores, areia, etc. Que permitem que as crianças transformem objetos e espaços em experiências novas e enriquecedores por meio da brincadeira! Os materiais enviados, serão utilizados nos atendimentos da URE-REI e do Abrigo Especial Calabriano, realizados pelo grupo de profissionais envolvidos na reabilitação de nossas crianças! Deixamos aqui o nosso muito Obrigado!

Leia mais

AÇÃO GRUPO AMOR SOLIDÁRIO

O Abrigo Especial Calabriano teve o prazer de receber a ação do grupo de voluntariado Amor Solidário no sábado dia 26 de Janeiro! Nossa casa se encheu de alegria! Os voluntários realizaram diversas brincadeiras com nossas crianças, envolvendo desenhos no corpo e na tela, jogos educativos em plataformas digitais e muito mais! Agradecemos a disponibilidade e carinho de cada um que ofereceu um pouco de seu tempo e carisma às crianças!

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS VISITAM ABRIGO ESPECIAL CALABRIANO!

Época de Natal e o nosso coração se enche de amor e gratidão! Enfim o Amor nasceu! Ele está entre nós!

E por isso, hoje nós do Abrigo Especial Calabriano gostaríamos de agradecer por cada mensagem de amizade e força que recebemos de nossos parceiros durante todo o ano de 2018, e mais ainda na semana que antecede o Natal!

Nos dias 19, 20 e 21 tivemos a honra de receber ações sociais em nossa casa! Como expressar toda a gratidão que enche os nossos corações?!

Leia mais

NATAL 2018

Em 12 de dezembro de 2018 foi realizado no CASSAZUM nossa festinha de Natal,  contamos com a presença do grupo Cristo Alegria que animou nossas crianças com muita musica e dança!! Também tivemos a presença do tom e Jerry animando a festa juntamente com a equipe da Tia Bola! E claro, não podia faltar a ilustre presença do Papai Noel. O momento foi tomado de alegria e emoção com apresentação musical do coral das crianças e distribuição de brinquedos para todas as crianças presentes. Gostaríamos de agradecer por tantas bênçãos e momentos de união, e que Deus e Sua Divina providenciam sempre nos ampare!

Obrigado, Senhor!!

Leia mais

GRUPO AMIGOS SOLIDÁRIOS PROMOVE AÇÃO SOCIAL NO ABRIGO ESPECIAL CALABRIANO

No sábado dia 08 de Dezembro aconteceu no Abrigo Especial Calabriano o Dia de Ação Social, promovido pelo grupo Amigos Solidários, o momento foi planejado com todo carinho pela equipe. O evento disponibilizou mais de 100 atendimentos nas áreas de Pediatria, Ortopedia e Psicopedagogia, distribuição de medicamentos, café da manhã, entrega de brinquedos pela Tia Bola e Papai Noel. Estamos muito gratos por proporcionar tal momento para nossas crianças! Esperamos que a iniciativa reflita em todos os corações com gratidão e fé na divida providencia de Deus!

Leia mais

Mês da Família : Motivação e Protagonismo Familiar

Tendo em vista o trabalho especializado de Reabilitação Neurológica Infantil da URE-REI pergunta-se: o que a equipe multiprofissional pode propor para um olhar direcionado às especificidades e delicadezas dos pais das crianças atendidas nesta unidade? Considerando tal demanda o Abrigo Especial Calabriano teve o prazer de dedicar o mês de Novembro à principal parceria dos atendimentos realizados na URE-REI (Unidade De Referência Especial Em Reabilitação Infantil)! A Família!

 

Leia mais

Tempo de Advento

No ultimo domingo (2) iniciou-se o tempo do Advento que terá seu ápice no Natal. O Advento é o tempo que nos é concedido para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.

Leia mais

Visita ESAMAZ

O Abrigo Especial Calabriano teve orgulho em receber nesta segunda-feira (12) os alunos do curso de Odontologia da ESAMAZ (Escola Superior da Amazônia). Os alunos esclareceram passo a passo a importância de uma escovação adequada, explicaram de uma forma altamente didática as etapas da escovação, ofereceram um delicioso café da manhã e entregaram quites de creme dental e escovas adequadas para o uso das crianças! É com muita alegria e satisfação que nós agradecemos a presença de todos!

Leia mais

VI Festival Calabriano de Dança

 

No dia 1º de novembro, o CESM realizou o VI Festival Calabriano de Dança. O evento contribuiu para incentivo da cultura, dança e teatro. Nós do Abrigo Especial Calabriano tivemos o prazer de participar!
Nossas crianças prepararam uma linda performance com a música Criança Não Trabalha de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. 
Para a nossa Instituição é de suma importância momentos como este, onde desenvolvemos e proporcionamos momentos de diversão ,aprendizagem e comunhão com as crianças! Agradecemos a todos os envolvidos!  
Leia mais

Outubro Rosa

O Abrigo Especial Calabriano em exercício do projeto Adotando Atitudes elaborou nessa terça-feira (23) um momento para dialogar sobre a importância da campanha do Outubro Rosa, tal campanha é de grande interesse para conscientizar, mostrar a importância do diagnóstico precoce, e informar sobre os sintomas do câncer de mama! Nesse momento estiveram presentes Enilce da Gama Bastos e Joyce Guimarães palestrando sobre o assunto. O momento foi de grande relevância para informar e conscientizar a todos os colaboradores, sobre a importância da manutenção da qualidade de vida e prevenção de doenças, como o câncer.

Leia mais

Nota de esclarecimento

O setor de comunicação deste espaço vem a publico esclarecer que a notícia sobre campanha de doações para o Abrigo Especial Calabriano é falsa. Tal postura não é praxe da instituição, pois não fazemos campanha para doações de qualquer natureza em publico.

Ajude-nos a divulgar esta denuncia nos espaços virtuais, pois estão agindo de má fé e se beneficiando com o nome da instituição.

Dia Das Crianças

Foi com grande alegria que o Abrigo Especial Calabriano comemorou no dia 10 de Outubro o evento do Dia Das Crianças, um momento de descontração, lazer, inclusão social e solidariedade. O evento contou com uma programação extensa de brincadeiras, músicas, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, pula-pula, banho de piscina, lanches e muito mais. Todas as atividades e estrutura do local foram totalmente voltadas para as nossas crianças de forma acessível e agradável. Gostaríamos de agradecer cordialmente à todos os envolvidos!  

Leia mais

Festa de São João Calábria em Marituba

A noite do dia 08 de outubro foi muito especial. Debora, Maria e Osvaldo, acolhidos do Abrigo Especial Calabriano, juntamente com a educadora Valdineia e a psicóloga Brenda estiveram representando a nossa casa na grande festa de São João Calábria que aconteceu na Comunidade Nossa Senhora da Paz. A celebração foi presidida pelo Pe. Hermes Novakoski e co-celebrada por outros religiosos Pobres Servos: Pe. Sander Patalo, Pe. Luiz Nazzari e Pe. Ângelo Gaio. Todos os momentos foram conduzidos com muito carinho pelos organizadores que pensaram em cada detalhe da obra Calabriana.  Na homilia, Pe. Hermes relembrou a missão dos Pobres Servos ?Avivar no mundo a fé e a paternidade de Deus pai providente? e ressaltou a importância do trabalho do Instituto também com os mais carentes e necessitados. Ao final, o Abrigo Especial Calabriano recebeu uma linda homenagem quando fomos chamados ao altar pelo presidente da cerimônia para  agradecer nossa presença, e nós humildemente, agradecemos a Deus e sua divina providência! 

Leia mais

Tríduo Calabriano 2018

Nesta sexta-feira dia 05 de Outubro iniciou-se a celebração do Tríduo Calabriano, o mesmo ocorrerá durante três dias seguidos, para o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI esses dias são marcados de um sentimento especial de agradecimento a Deus porque suscitou no mundo não apenas o fundador de uma ordem religiosa, mas especialmente um pai amoroso que com seu exemplo e suas obras nos ajudam a compreender o amor de Deus por cada um de nós e a viver esse amor de uma maneira concreta no mundo.

Leia mais

Lançamento do Livro Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: Teorias e Evidências Científicas para Boas Práticas

 

Reunir dados de uma pesquisa inédita sobre boas práticas em acolhimento é o tema do livro lançado nesta sexta-feira, 28. Intitulado ?Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: Teorias e Evidências Científicas para Boas Práticas?, a publicação foi realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), através do apoio da Coordenadoria Estadual da Criança e Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O lançamento ocorreu durante o seminário ?Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes ? Contribuições para Boas Práticas?, que ocorreu no Fórum Criminal de Belém. 
 
O livro tem a participação das servidoras do TJPA Fabíola Brandão e Rosana Barros, vinculadas à Ceij.A pesquisa que resultou no livro foi realizada entre 2012 e 2015 e teve o objetivo de fazer um mapeamento do perfil dos serviços de acolhimento de instituições em quatro regiões do Pará: na Região Metropolitana de Belém e mais três que ficam no entorno.
Leia mais

Palestra Setembro Amarelo

O suicídio é considerado um problema de saúde pública no Brasil e a quarta maior causa de morte entre os jovens, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos. o Principal objetivo do Setembro Amarelo é Mostrar que existe prevenção para o suicídio, Pensando nisso o Abrigo Especial Calabriano/ URE-REI em atividade de seu projeto Adotando Atitudes, recebeu Olga Castro, palestrante do CVV, para discorrer o assunto. A palestra trouxe o tema Falar é a Melhor Solução! Teve como objetivo esclarecer mais os colaboradores sobre a questão.

 

 

Leia mais

Parceria LaPS

O Abrigo Especial Calabriano/ URE-REI tem parceria com o LaPS - Laboratório de Processamento de Sinais no projeto de extensão "Sistemas e tecnologias assistivas e de apoio à reabilitação: implementação de sistemas para análise de marcha". O objetivo da reunião foi apresentar aos representantes do Abrigo o resultado parcial das ações e estudos desenvolvidos pelos participantes do projeto no primeiro semestre de 2018. Estiveram presentes no encontro Kelly Pinheiro e Larissa Oliveira, que fazem parte da equipe de atendimento no Abrigo Especial Calabriano/ URE-REI.

 

Leia mais

VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Mais um ano em que o Abrigo Especial Calabriano / URE-REI recebe com orgulho e carinho a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Os Acolhidos e colaboradores estiveram unidos pela fé em nossa padroeira, podendo demonstrar de forma vívida toda sua confiança, compromisso e religiosidade neste momento tão marcante. O Abrigo Especial Calabriano se Alegra, se enche de luz e principalmente de fé, nessa ocasião tão inundante de fulgor!

Leia mais

Alunos da UFPA entregam e apresentam o novo recurso a ser utilizado na URE-REI

O Abrigo Especial Calabriano teve o prazer de receber os alunos do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Pará - UFPA para a apresentação  e entrega do projeto que foi desenvolvido juntamente com o Prof. Nelson Neto. O programa tem como principal meta, auxiliar na organização dos atendimentos realizados no Abrigo Especial Calabriano. Estiveram presentes conosco os alunos Daniel Breno Menezes, Erick Campos, Suzane Santos, para tirar algumas dúvidas com a equipe do espaço.  Agradecemos aos demais alunos envolvidos e ao Prof. Nelson Neto pela atenção e a essa etapa concluída!

Leia mais

Superior Geral da Congregação Pobres Servos da Divina Providência visita Abrigo Especial Calabriano

O Abrigo Especial Calabriano recebeu no dia 05 de Setembro (Quarta-feira) a ilustre presença do Superior Geral da Congregação Pobres Servos da Divina Providência,  Pe. Miguel Tofful, acompanhado de Pe. Abraham Odalany, Conselheiro Geral,  e Pe. Gilberto Bertolini, Provincial. A Congregação é a responsável, junto com a parceria da URE-REI pela manutenção das atividades do Abrigo. Na ocasião eles realizaram visita aos espaços de atendimento e acolhimento.

Leia mais

Abrigo recebe visita do Conselheiro da Delegação dos Pobres Servos

No dia 28 de agosto, o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI teve a imensa honra em receber o ecônomo da congregação Pobres Servos da Divina Providência,  Pe. Adelmo Cagliari, que realizou uma visita por todo o espaço e participou da reunião do conselho operacional da Casa da Criança. Na ocasião Pe. Adelmo frisou a importância de uma gestão compartilhada e apontou os benefícios do apoio mútuo entre os gestores. Pe. Adelmo, nossa casa se alegra ainda mais com a sua presença, seja sempre bem vindo!

Leia mais

57 ANOS DA OBRA CALABRIANA NO BRASIL

Estamos comemorando 57 anos da chegada dos Pobres Servos no Brasil -  30 de agosto de 1961.

Damos graças a Deus Pai que cuida de nós, em poder atuar nessa terra, fazendo-nos instrumentos vivos dele através da Obra Calabriana. Somos gratos ao fundador da Congregação, São João Calábria, e ao Pe. Miguel Tofful, que hoje dá continuidade a sua missão. Queremos agradecer também a todos os religiosos da Congregação, as irmãs Pobres Servas, aos benfeitores, leigos calabrianos, colaboradores e atendidos, "pérolas da Obra", como nosso fundador costuma dizer.

Leia mais

MISSA 12 ANOS

Na última quarta-feira 8 de agosto, o Abrigo Especial Calabriano/URE-REI comemorou seus 12 anos de instituição, com a celebração da missa que teve como tema: Sou de Quem me Conquistar, frase de São João Calábria destinada à juventude! 

Leia mais

12 Anos Abrigo Especial Calabriano - URE-REI

O Abrigo Especial Calabriano - URE-REI (Instituto Francisco Perez) em conjunto com a SESPA - Secretaria de Estado de Saúde Pública, teve a imensa alegria de comemorar os seus 12 anos de fundação no ultimo sábado dia 04 de Agosto! Nossa instituição vem durante esses anos fazendo um trabalho gratificante com crianças com transtornos neurológicos, focando sempre no atendimento humanizado e individualizado.

 

Leia mais

Boas-Vindas Ure-Rei

O projeto Ver-O-Verde do Abrigo Especial Calabriano, teve o prazer de dar boas vindas às crianças e suas mães que realizam atendimento na URE-REI. Nessa quarta-feira (01), nossos acolhidos juntamente com a Psicóloga Brenda, retiraram algumas verduras de nossa horta e entregaram para as crianças, incentivando assim, uma alimentação saudável!   

Leia mais

Passeio ao Parque Dos Igarapés

No dia 26 de Julho, os acolhidos e educadores do Abrigo Especial Calabriano passaram um dia muito divertido no Parque dos Igarapés. O dia estava lindo e nossas crianças conseguiram desfrutar de todo espaço.  Certamente foi um dia memorável para nossas pérolas!

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça em Belém!

Os aviões da Esquadrilha da Fumaça, proporcionaram uma apresentação especial sobre a Baía do Guajará nesta quarta-feira (25). As nossas crianças acompanharam o show aéreo na orla da Estação das Docas, momento de diversão e felicidade! 

Leia mais

Colônia de Férias

O Abrigo Especial Calabriano, está vivendo um momento de grande alegria, nossos acolhidos estão em período de férias escolares, e por isto, organizamos atividades recreativas e educativas! Dando inicio assim as atividades de nossa colônia de férias calabriana!

No dia 17 de Julho fomos ao Parque do Utinga, levando as crianças para experienciar um momento ao ar livre, momento super descontraído, dia de sol!

Leia mais

JEPs 2018

O ano de 2018 é especial para os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), que completam 60 anos, enquanto que os Jogos Estudantis Paralímpicos chegam a 11ª edição. Marabá foi a cidade escolhida para sediar a etapa estadual, que foi realizada nos dias 27 a 30 de junho.  Teve como destaque no tênis de mesa o nosso acolhido Lucas, que voltou para casa super animado após a sua vitória! Lucas, nós compartilhamos da sua felicidade e da sua conquista! Agradecemos a parceria com a ACEAB (Associação Clube Esporte Adaptado em Belém) e a Tuna Luso Brasileira por ceder o espaço para que os treinos possam acontecer!

 

Leia mais
Arraial Calabriano 2018

ARRAIAL CALABRIANO

 No ultimo dia 29 de junho o Abrigo Especial Calabriano e a URE-REI, realizou o arraial Calabriano, onde todas as crianças e responsáveis que frequentam a Ure- rei e os acolhidos do abrigo puderam compartilhar de uma tarde   de jogos, brincadeiras e aproveitar a cultura folclórica tão rica do período junino, com participação de quadrilhas locais, boi bumbá e as comidas típicas. O local estava todo ornado com material preparado com a participação e o envolvimento de todas as equipes e das crianças, momentos agradáveis que compartilhamos, dia lindo para todos! 

Leia mais

110 anos da Obra Calabriana

Dia 26 de novembro de 1907 é a data histórica que marca o início da Obra que o Senhor confiou ao Pe. Calabria. Em novembro de 1907 já eram sete meninos que moravam na casa paroquial de S. Benedetto e não cabiam mais, porém com a ajuda de Benfeitores e amigos, foi adquirida uma casa no bairro de S. Giovanni in Valle, no beco Case Rotte. Neste ano de 2017 celebramos 110 anos de história, marcados pelos sinais da Divina Providência. Parabéns a toda a Família Calabriana, por fazermos parte desta grandiosa e abençoada Obra de Deus.

Leia mais

Encontro Nacional de Leigos Calabrianos

TEMA: Leigos Calabrianos assumindo a sua verdadeira identidade na Obra.

LEMA: Viver o carisma com a radicalidade e a alegria, que brotam do evangelho.

Nos dias 15 a 19 de novembro de 2017 ocorreu em Nova Andradina (MS) o III Encontro Nacional de Leigos Calabrianos. Leigos e Leigas das nossas atividades do Brasil se reuniram para partilhar da fé, espiritualidade calabriana e fraternidade. Brenda Costa foi a representante do Abrigo Especial Calabriano.

Leia mais
Encontro de Gestores Calabrianos
Outubro 2017

Encontro de Gestores Calabrianos

Nos dias 19 a 21 de outubro de 2017 aconteceu no Seminário Apostólico Nossa Senhora do Caravágio, em Farroupilha (RS), o XIV Encontro de Gestores Calabrianos, com a presença dos gestores das atividades do Brasil, leigos(as), colaboradores da Obra. Os membros do conselho operacional do Abrigo Especial Calabriano ir. Aires Paesi, Dra. Soraya Guimarães, Roseane Diniz, Brenda Costa, Janaína Bueres e Silvia Filgueiras estiveram presentes
Logo no primeiro dia houve a palestra ?Terceiro Setor e os desafios do momento" ministrada pela Ir. Rosane Ghedim, do hospital  e também ocorram as Oficinas de Boas Práticas de Gestão Sustentável.

Leia mais