Abrigo Especial Calabriano

O Instituto Francisco Perez é uma Instituição filantrópica sem fins lucrativos que mantém atividades nas áreas de assistência social, saúde e educacionais no Estado do Pará. Dentre estes há um complexo chamado Abrigo Especial Calabriano e Unidade de Referência Especializada em Reabilitação Infantil (URE-REI), que em parceria com o Governo do Estado do Pará desde 2006, realiza um trabalho com metodologia própria, focados no atendimento humanizado e individualizado, considerando a peculiaridade de cada criança e adolescente.

Tem como função acolher, em regime provisório, crianças e adolescentes com deficiências de causas físicas, neurológicas e sensoriais, advindos de todo o estado do Pará, na faixa etária de 0 à 18 anos incompletos. Esta clientela é encaminhada através do Juizado da Infância e Juventude, porque os seus direitos assegurados pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) foram de alguma forma violados. Dos 31 acolhidos, todos são portadores de deficiências neurológicas. 

 

A Unidade de Referência Especializada em Reabilitação Infantil encontra-se atendendo 257 crianças (de 0 à 12 anos) encaminhadas pelas unidades de saúde, Santa Casa, Hospital Bettina Ferro, UEPA, URES, entre outros. Nossos atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar composta por Neuropediatria, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Serviço Social. Mensalmente realizamos 5.711 atendimentos, e anualmente 63.375 (Dados quantitativo ano 2019). Realizamos atendimentos de crianças e jovens advindos de vários municípios do Estado do Pará.
Realizamos este trabalho de forma inclusiva e humanizada, priorizando sempre a socialização dos acolhidos e usuários dos serviços. A parceria firmada com o Estado do Pará através da Secretaria de Saúde, possibilita que todos os serviços prestados sejam referênciados pelo SUS, assim nos tornando uma referência estadual para as atividades aqui desempenhadas.

 

MISSÃO, VISÃO & VALORES