Encontro Nacional de Leigos Calabrianos

TEMA: Leigos Calabrianos assumindo a sua verdadeira identidade na Obra.

LEMA: Viver o carisma com a radicalidade e a alegria, que brotam do evangelho.

Nos dias 15 a 19 de novembro de 2017 ocorreu em Nova Andradina (MS) o III Encontro Nacional de Leigos Calabrianos. Leigos e Leigas das nossas atividades do Brasil se reuniram para partilhar da fé, espiritualidade calabriana e fraternidade. Brenda Costa foi a representante do Abrigo Especial Calabriano.

A acolhida no primeiro dia foi no Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria. A partir do segundo dia, várias palestras foram ministradas, como as seguintes: ?Uma leitura do carisma com os olhos, mente e coração do Século XXI? com os leigos Edson e Marinês; ?O Carisma em tempo de Nova Evangelização? com Pe. Gilberto Bertolini; ?Parecer de uma Religiosa: como vejo a presença dos leigos na Obra? com a Ir. Aida.

Uma grande novidade este ano no Encontro Nacional foram as Missões que os leigos desenvolveram nos municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Taquarussú e Nova Andradina. A proposta era seguir de casa em casa apresentando o Carisma Calabriano por meio da Palavra com a leitura de Matheus 6, 24-33, a oração da Coroazinha da Divina Providência e também era contada um pouco da história de nosso fundador São João Calábria. 

Além destes momentos, os Leigos desfrutaram da Noite Cultural, um momento de partilha e fraternidade com comidas típicas de varias estados e o Pará ofereceu nosso típico açaí com farinha de tapioca. Como atração, o grupo apresentou o Cirio de Nazaré e a dança do Carimbó que animou todos os presentes.

A experiência foi enriquecedora e contou com 38 representantes do Estado do Pará, incluindo Belém, Jacundá e Marituba.